Iraque prepara "forte ataque" contra terroristas
"As forças de segurança iraquianas estão a preparar um grande ataque em Fallujah", a 60 quilómetros de Bagdad, avisou a fonte governamental.
As forças especiais já iniciaram as operações na cidade e o exército já está a montar um cerco, dando apenas tempo aos habitantes para partirem.
Logo depois, as forças de segurança vão lançar "o ataque para esmagar os terroristas", assegurou.
O Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL, afiliado da Al-Qaida) tomou o controlo de Fallujah, a 60 quilómetros de Bagdad, e de certos distritos de Ramadi, a 100 quilómetros da capital.
Os combates irromperam na área de Ramadi na segunda-feira, quando as forças de segurança removeram o principal acampamento do protesto anti-governo que tinha sido montado depois das manifestações que eclodiram no final de 2012 contra o que os árabes sunitas consideravam ser a marginalização da sua comunidade.
A violência estendeu-se para Fallujah e as forças de segurança retiraram-se de determinadas áreas das duas cidades, deixando o caminho livre para o EIIL.
Esta é a primeira vez que os combatentes ligados à Al-Qaida assumem o controlo direto das áreas urbanas, desde a sangrenta rebelião que se seguiu à invasão dos Estados Unidos em 2003, e em que estas cidades foram os principais bastiões dos Estados Unidos.
Só na sexta-feira e no sábado, a violência nas duas cidades causou mais de 160 mortos, sobretudo entre os militantes do EIIL.